ABVO anuncia isenção total para Certificação ORCClub para barcos que correram VPRS do RJ e BA em 2023

15.01.2024

Iniciativa valoriza a evolução da ORC no Brasil e visa unificar embarcações do Rio de Janeiro e da Bahia em padrão reconhecido internacionalmente

A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) anunciou nesta segunda-feira (15) uma importante conquista para o ano de 2024. A nova gestão viabilizou a isenção total do custo do Certificado ORCClub para os barcos que correram as competições de VPRS em 2023. Além disso, a entidade oferecerá desconto de 50% no custo do Certificado ORCi para aqueles que disputaram os eventos de VPRS no ano passado e agora desejam emitir seu certificado na ORC Internacional.

O trabalho da nova gestão ao lado do Escritório Central da ORC teve como objetivo estruturar ações para contribuir com aumento do número de barcos nos campeonatos organizados no Brasil chancelados pela ABVO, trazendo barcos concentrados na Bahia e no Rio de Janeiro, e dar sequência aos pilares da nova gestão. A ABVO entende que a vela é um elemento transversal de integração social e, por isso, caminha ao lado da comunidade náutica em busca de melhorias constantes para a prática do esporte no país.

"Foram muitas trocas de e-mail, ligações internacionais, contatos e estratégias para conseguirmos essa promoção especial para 2024.Nossos velejadores precisam estar de fato dentro das regras mundiais. Essa é uma regra justa, reconhecida internacionalmente em 45 países, com mais de 90 mil certificados emitidos nos últimos 20 anos. É muito importante que a gente reconheça a evolução da ORC e traga os barcos do Rio de Janeiro e Bahia a um sistema de rating adotado pela maioria dos campeonatos mundiais. Com isso, a flotilha nacional terá condições de disputar qualquer campeonato", explicou Bayard Umbuzeiro Neto, Comodoro da NovABVO.

Os certificados do ORC Club destinam-se a corridas em nível de clube. No documento, constam informações como apresentação geral do barco com suas velocidades nominais, além das dimensões do casco principal, hélice, mastro e vela, e dados de regata, como peso da tripulação, limitações no uso de velas e índice de estabilidade com o momento de endireitamento nominal. As opções de pontuação também são disponibilizadas.

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro. Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Entre em contato com a We'Ve Won It

contato@wevewonit.com.br

Leia também...
27.10.2024

Tradicional regata foi disputada com muita variação de vento nas suas 200 milhas náuticas

25.10.2024

Regata de oceano mais antigo do país é chancelada pela ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano

25.10.2024

ABVO chancela uma das mais tradicionais regatas do país

24.10.2024

Largada da Santos-Rio será em 25 de outubro no litoral paulista