O Yacht Club de Ilhabela (YCI), em parceria com a ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, está promovendo o Campeonato Brasileiro de Oceano 2024, que ocorre simultaneamente com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O evento termina na sexta-feira (26), um dia antes da SIVI.
Considerada a maior regata da América Latina, a Semana de Ilhabela recebe o evento paralelo pela primeira vez com três categorias juntas: ORC, BRA-RGS e Clássicos. Apenas RGS Cruiser e C-30 no calendário não fazem parte do Brasileiro de Oceano.
A regata ao todo reunirá mais de 100 barcos em Ilhabela (SP), incluindo participantes do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois do desfile dos veleiros, os times partem para a regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, um desafio de mais de 55 milhas náuticas.
''Tudo pronto para essa festa linda da vela brasileira e esperamos que as equipes se divirtam. Só tem equipes fortes e as mais amadoras também estão vindo para encher a raia da ilha'', disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.
Em 2023, o Brasileiro de Oceano foi em Angra dos Reis (RJ) e os argentinos do Katara e Sandokan fizeram dobradinha levando o título geral na ORC. O melhor do país sede foi o Crioula.
Já o Brasileiro de BRA-RGS foi também em paralelo com a SIVI e o ganhador foi o Pangea Speed Max Racing. O veleiro Clássico Madrugada foi o vice-campeão e melhor entre os barcos mais antigos na raia.
Inscrições aqui
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Entre em contato com a We'Ve Won It
contato@wevewonit.com.br
Equipe ficou em terceiro lugar na Les Voiles de Saint-Tropez
Construído na Bahia, o ketch "Kathini" é associado à ABVO e leva o numeral BRA2788 para competições internacionais.
Tradicional competição de vela terá regatas nas classes ORC e RGS no litoral fluminense
Catamarã fez a travessia em 18h49m25s