A 35ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) teve início neste sábado (28), movimentando o Marco Zero do Recife. O evento partiu com 90 embarcações de 14 estados, além de uma representante argentina, totalizando uma travessia de 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago de Fernando de Noronha.
O Rio de Janeiro é o que tem mais representantes, com 23. Na sequência tem São Paulo, com 19; Bahia, com 15; Pernambuco, com 11; Rio Grande do Sul e Paraná, com 5; Paraíba e Santa Catarina, com 3; Alagoas e Ceará, com 2; além de Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
O recordista e atual campeão Adrenalina Pura, maior vencedor da Refeno, estava entre os veleiros no start list. Barcos como o Orion, de Kiko Pelicano (medalhista olímpico) e Barco Brasil, que vai dar a Volta ao Mundo Globe 40, largaram.
O presidente da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), Bayard Neto, celebrou a importância do evento: "A Refeno é um marco para o desenvolvimento da vela oceânica no Brasil. Sua tradição e magnitude atraem cada vez mais competidores e patrocinadores, fortalecendo nossa modalidade e promovendo o país como destino de grandes eventos náuticos."
Além da regata, a Refeno promove diversas ações sociais em Fernando de Noronha e no Recife, incluindo iniciativas educativas e sustentáveis, como o Passeio Ecológico Educativo de Noronha e o projeto Carbono Zero.
A 35ª Refeno é uma realização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Instituto Cabanga de Responsabilidade Social. Tem o patrocínio Heineken 0.0, Allcatrazes, Dislub Energia, Copergás, Empetur, Banco do Nordeste - Governo Federal Brasil União e Reconstrução, Exmed e Shineray Eletric.
E apoio da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Pernambuco, Terceiro Distrito Naval, Capitania dos Portos de Pernambuco, ICMBio, Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Artesanato Pernambuco, Adepe, Indústrias Becker, Agemar, CP Green Carlos Pinto Advocacia Estratégica, Federação Pernambucana de Vela, ABVO, Pernambuco Iate Clube, Jab Revela, Recife Marina, Porto Novo Recife, NACC e Livedot Tracking.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Tradicional regata foi disputada com muita variação de vento nas suas 200 milhas náuticas
Regata de oceano mais antigo do país é chancelada pela ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano
ABVO chancela uma das mais tradicionais regatas do país
Largada da Santos-Rio será em 25 de outubro no litoral paulista