Asa Alumínio apresenta a taça do Campeonato Brasileiro de Oceano 2025

08.04.2025

Empresa de Campinas (SP), que há mais de 30 anos apoia a vela de oceano, assina o troféu do campeonato e patrocina atletas na disputa em Búzios (RJ)

A Asa Alumínio, tradicional indústria de Campinas (SP), será a responsável pela confecção e apresentação da taça do Campeonato Brasileiro de Oceano 2025, que ocorre entre os dias 17 e 20 de abril, durante a Energisa Búzios Sailing Week, no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB). O evento tem chancela da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela).

Presente há mais de três décadas no universo náutico, a Asa Alumínio reforça seu compromisso com a vela de oceano não apenas como fornecedora do troféu, mas também patrocinando a participação do barco Rudá, comandado por Mário Martinez.

"Como a taça será feita em alumínio, enxergamos uma oportunidade de divulgar nossos produtos dentro da comunidade da vela. É uma forma de apoiar o esporte e, ao mesmo tempo, fortalecer a marca," afirma Martinez.

A Asa Alumínio é dirigida por Felicio Bragante, que também é sócio do Rudá. Para Martinez, essa sinergia entre empresa e esporte é um diferencial.

"Na verdade, não é só um patrocínio tradicional. É a marca do proprietário do barco, que está diretamente envolvido com a equipe e com o evento. A Asa sempre esteve presente na vela, e já são mais de 30 anos de apoio," completa.

A empresa, que também patrocina o Guarani Futebol Clube, equipes de vôlei e as velejadoras Antônia Gick e Melissa Paradeda, atuais campeãs brasileiras de 420, investe em alta tecnologia na produção de perfis de alumínio para os mais diversos setores. Agora, reforça sua presença no calendário da vela nacional com a criação de uma taça exclusiva para a competição.

"A importância disso tudo é enorme. A gente ajuda a divulgar o nosso esporte, colabora para que o evento seja ainda mais bonito e organizado, e fortalece o envolvimento da marca com um público que valoriza esse tipo de parceria'', finalizou Mário Martinez.

A equipe Rudá venceu a primeira etapa da Copa Mitsubishi, disputada em dois fins de semana em março, na ORC Cruiser e Geral.

O time não levou à Ilhabela (SP) seu veleiro de performance, que está no estaleiro, mas sim seu antigo Beneteau First 40, que se mostrou eficiente. O mesmo será usado em Búzios (RJ). 

A Energisa Búzios Sailing Week & Campeonato Brasileiro de Oceano 2025 apresentado por Asa Alumínio terá as classes ORC e BRA-RGS.

''É fundamental reconhecer e valorizar empresas como a Asa Alumínio, que há tantos anos acreditam na vela de oceano e seguem investindo no crescimento do nosso esporte. Ter marcas com esse compromisso, que vão além da exposição e realmente se envolvem com os atletas e com os eventos, faz toda a diferença. A vela de oceano precisa desse tipo de parceria para seguir se desenvolvendo com qualidade e profissionalismo. Nossa gratidão também se estende a todas as empresas que estão junto conosco nessa jornada'', disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.

Serão disputadas no máximo duas regatas por dia. O campeonato será validado com a realização mínima de três. Caso sejam realizadas cinco provas, será permitido um descarte. No domingo, 20 de abril, não haverá Tiro de Partida após às 14h30. No restante dos dias, as regatas devem começar às 12h. 

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Leia também...
14.04.2025

Energisa Búzios Sailing Week 2025 e Brasileiro de Oceano apresentado por Asa Alumínio será de 17 a 20 de abril

10.04.2025

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela organização do evento; prova inédita na América do Sul seria realizada em maio

26.03.2025

Scanner 3D de alta precisão será usado na medição dos barcos para homologação na regra da ORC

25.03.2025

Evento no Yacht Club de Ilhabela (YCI) foi prévia do Brasileiro de Oceano em Búzios (RJ), em abril