Os brasileiros terão que esperar para ver de perto, pela primeira vez, uma prova do Sail GP, a Formula 1 da Vela. A organização do campeonato anunciou nesta quinta-feira (10) o cancelamento da etapa prevista para ocorrer no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de maio de 2025.
A decisão veio após a etapa de San Francisco, realizada em 23 de março, quando a vela da equipe australiana se rompeu logo depois da largada. Uma análise mais detalhada revelou falhas na adesão do material no núcleo do painel das velas, o que poderia comprometer a integridade estrutural das embarcações.
Os espectadores que adquiriram ingressos para o evento no Rio de Janeiro serão reembolsados nos próximos dias. A organização também estuda a possibilidade de remarcar a etapa brasileira e planeja incluir o retorno ao Rio no calendário da temporada de 2026.
"Esse cancelamento é frustrante especialmente para aqueles que amam a Vela, porque teríamos a oportunidade de presenciar um evento inédito. Mas precisamos lembrar que a segurança dos atletas deve vir em primeiro lugar. Foi uma decisão acertada. Agora é hora da nossa apaixonada torcida brasileira ter paciência e mostrar o seu apoio à equipe Mubadala Brasil", observou Bayard Neto, comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
O SailGP, conhecido como a "Fórmula 1 da vela", faria sua estreia na América do Sul com a etapa no Rio de Janeiro. A competição global reúne equipes internacionais que competem em catamarãs de alta performance, capazes de atingir velocidades superiores a 90 km/h.
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Energisa Búzios Sailing Week 2025 e Brasileiro de Oceano apresentado por Asa Alumínio será de 17 a 20 de abril
Empresa de Campinas (SP), que há mais de 30 anos apoia a vela de oceano, assina o troféu do campeonato e patrocina atletas na disputa em Búzios (RJ)
Scanner 3D de alta precisão será usado na medição dos barcos para homologação na regra da ORC
Evento no Yacht Club de Ilhabela (YCI) foi prévia do Brasileiro de Oceano em Búzios (RJ), em abril