ABVO promove Seminário de Medição ORC com especialista internacional em Ilhabela

23.06.2025  |    7 visualizações

Evento será realizado de 16 a 18 de julho, com participação gratuita para medidores credenciados pela ABVO. Alberto Pindozzi, medidor italiano da ORC, será o instrutor

A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano realizará o Seminário de Medição voltado para medidores da classe ORC certificados ou em processo de certificação, entre os dias 16 e 18 de julho, em Ilhabela (SP). O evento, que será conduzido pelo medidor internacional Alberto Pindozzi (ORC - Itália), tem como objetivo aprimorar o conhecimento técnico sobre as regras da classe e os métodos de medição utilizados internacionalmente. As inscrições já estão abertas, com vagas limitadas.

O Seminário de Medição visa capacitar medidores brasileiros com base nas normas e tecnologias reconhecidas pela Offshore Racing Congress (ORC), fortalecendo a precisão das medições e a credibilidade das competições nacionais. Dividido em três módulos, o evento abordará temas fundamentais, com um conteúdo teórico e prático. No primeiro dia, o foco será nos fundamentos do IMS e regras técnicas. O segundo dia abordará medições técnicas de casco, apêndices e estabilidade. Encerrando o programa, o terceiro dia trará a medição de velame e sistema de propulsão.

O evento será realizado logo antes da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, principal desafio da temporada para os veleiros de Oceano. A competição será realizada entre os dias 19 e 26 de julho. 

"O seminário é parte de um conjunto de ações que visa buscar maior credibilidade e uniformidade na emissão de certificados ORC Internacional. Com essas ações, estamos eliminando distorções no cálculo de rating da flotilha e buscando atualizar todos os certificados", explica o Comodoro da ABVO, Bayard Neto. "Nós temos hoje cerca de 60 barcos na classe ORC, todos com certificados emitidos com medições de no máximo três anos. Queremos que, no ano que vem, todos os tipos de certificação sejam feitos anualmente, de modo que essa medição traga um conjunto de novas metodologias."  

 

Informações sobre o seminário

Data e Local: 16 a 18 de julho de 2025, no Yacht Club de Ilhabela, SP.
Inscrições: Link
Valor para credenciados ABVO: Gratuito
Valor para não-credenciados: R$280
Ministrante: Alberto Pindozzi, medidor da ORC (Itália).


Tecnologia inovadora na medição dos barcos

Como parte do trabalho constante de busca por maior credibilidade da regra ORC no Brasil, a ABVO realizou a medição de mais uma embarcação. Depois do Catuana Kim, foi a vez do +Bravíssimo do comandante Luciano Secchin.

O diretor técnico e medidor Francisco Freitas efetuou o escaneamento completo do casco da embarcação para gerar o arquivo off (linhas e curvas do casco) do modelo. Na sequência, foi feita a medição da borda livre, com vistas a determinar o deslocamento e seguindo as recomendações e procedimentos da ORC , a embarcação foi pesada em balança de tração, possibilitando assim a homologação do arquivo off e a emissão de certificado ORC intl atualizado para a embarcação.

Para o processo, foi utilizado o o RTC 360, um scanner a laser 3D da Leica. Com o aparelho de alta precisão, barcos muito antigos ou modelos mais avançados, ainda sem um modelo 3D do casco, poderão fazer a medição completa e competir pela regra da ORC. O aparelho homologado pela ORC Internacional apresenta erro máximo de 2mm, é altamente portátil e simples de usar. O scanner foi trazido ao Brasil em primeira mão pela ABVO.

Ações como a do Seminário de Medição e a realização de medições dos barcos ORC seguindo as novas metodologias se refletem em cálculos de rating mais justos de acordo com a performance da embarcação e competições mais disputadas. "Isso certamente trará mais barcos para os eventos, e quanto mais barcos, maiores serão os eventos, o que significa uma atração de mais recursos para a realização das competições", destaca o Comodoro da ABVO.

 

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Leia também...
30.06.2025

Demonstração de primeiros socorros e segurança no mar será ministrado dia 18, às vésperas da abertura da competição

01.06.2025

Segundo final de semana da competição terminou neste domingo (1º de junho), com premiação e confraternização entre as equipes em Ilhabela (SP)

27.05.2025

Primeiras regatas do chamado warm up foram disputadas nos dias 24 e 25 de maio

21.05.2025

Com chancela da ABVO, competição será realizada nos dias 24, 25 e 31 de maio e 1º de junho