O histórico circuito de La Sarthe abriga anualmente a maior corrida do automobilismo mundial, as 24 Horas de Le Mans. Esta prova centenária exige que os pilotos administrem os pneus em alta velocidade ao longo dos mais de 13 km de extensão do circuito.
O evento vai muito além da corrida de resistência, sendo uma celebração do automobilismo com diversos eventos de apoio. Entre os dias 13 e 15 de junho, a Michelin Le Mans Cup esteve no circuito, realizando duas provas que antecederam a largada do evento principal.
O brasileiro Ricardo Gracia Filho participou desta etapa, fazendo sua transição dos carros de monopostos para os protótipos, estreando no tradicional traçado de Le Mans. Essa foi a terceira de seis etapas no calendário da categoria.
''Correr em Le Mans pela primeira vez foi um sonho realizado! Estar nesta pista tão icônica, na qual eu queria correr desde muito novo, foi muito bom. Consegui alcançar meu objetivo de completar a corrida e fiquei muito feliz com meu desempenho na pista'', comentou o jovem piloto brasileiro patrocinado pela Sabesp.
A Michelin Le Mans Cup é uma categoria criada em 2016, que serve como base para os pilotos que almejam avançar nas corridas de Endurance. Este ano, 42 carros alinham no grid, divididos entre as classes LMP3 e GT3. A LMP3 (Le Mans Prototype 3) é a classe na qual Ricardo Gracia Filho compete.
Na primeira corrida em La Sarthe da Michelin Le Mans Cup, houve muitos acidentes e interrupções com o carro de segurança, resultando em apenas seis voltas em bandeira verde.
Seguindo o padrão das corridas de Endurance, cada carro conta com dois pilotos. No caso de Ricardo Gracia Filho, ele divide o carro com Oscar Bittar. Eles conduzem o carro 59 do Team Virage.
Durante seu tempo de pilotagem na prova inicial, o brasileiro conseguiu um bom desempenho, mas um contato no decorrer da prova fez com que ele perdesse posições importantes. No final, a dupla terminou na 22ª colocação na classe LMP3.
Sobre suas impressões da pista, Ricardo Gracia Filho aprovou a experiência. Além da oportunidade de correr em uma das pistas mais tradicionais do mundo, ele também pôde acompanhar de perto e aprender com os melhores pilotos de Endurance.
''As impressões sobre a pista foram boas. É muito legal correr em uma pista onde corre a principal categoria de Endurance, a LMPH com os hypercars, junto com os melhores pilotos e marcas de Endurance do mundo. Nossa corrida é separada, mas é muito bom estar no mesmo cenário que eles'', comentou Ricardo Gracia Filho.
Resultados -- https://www.lemanscup.com/race/4815?session=7467
Próximas Etapas
4ª - Bélgica
Spa-Francorchamps Stavelot - 24 de agosto
5ª - Itália
Mugello Scarperia e San Piero - 28 de setembro
6ª - Portugal
Circuito Internacional do Algarve Portimão - 19 de outubro
Sobre Ricardo Gracia:
Desde os seis anos de idade, o jovem piloto iniciou sua jornada nas pistas como um hobby, acompanhando seu pai, Ricardo Gracia. Aos oito anos, Ricardinho fez suas primeiras incursões no mundo das corridas de forma profissional em São Paulo e, posteriormente, aos 14 anos, foi para a Europa.
Entre seus títulos estão: 3x campeão Brasileiro de Kart (2015, 2017 e 2020), campeão Copa Brasil de Kart 2019, campeão Paranaense de Kart 2015, vice-campeão Brasileiro de Kart (2016) e campeão Sul-Brasileiro 2017.
Sobre o Speed Park:
Com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, o local possibilita mais de 40 traçados diferentes, ocupando uma área superior a 130 mil metros quadrados. O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui está localizado na rua Hagime Saita, 4.001, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba). O estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.